Conheça os tipos de sinusite e aprenda a diferenciá-los

Com a chegada do inverno, quadros de doenças respiratórias, como a sinusite, se tornam mais comum do que gostaríamos. Entender os tipos de sinusite é ideal para identificar os sintomas e procurar um médico ao perceber que a doença está durando mais de duas semanas.

Conheça os tipos de sinusite e seus sintomas

Por conta do clima seco, do ar poluído e de temperaturas variadas, as pessoas tendem a desenvolver alergias respiratórias, como a rinite alérgica. Ela, que se não for tratada pode evoluir para uma sinusite. Diagnosticada como uma inflamação da mucosa nos seios da face, a doença cria secreções que tornam-se meios de bactérias.

Além de surgir devido ao desenvolvimento dessas bactérias, a sinusite também pode ser provocada pelo vírus influenza. Comum durante crises de gripe, é preciso prestar atenção principalmente nesse período em que a temperatura oscila. Aqui, há mais informações sobre a vacina disponibilizada pelo governo de São Paulo.

No geral, os sintomas da sinusite podem ser identificados com:

  • Dor de cabeça, que pode se espalhar para olhos e nariz
  • Dor de garganta
  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Perda do olfato e gosto
  • Mau hálito
  • Tosse que piora à noite

 

tipos de sinusite

 

Dependendo dos seios nasais atingidos, da duração dos sintomas e da causa, a sinusite pode ser divida em vários tipos. Assim, é importante entender qual está te afetando para comunicar seu médico.

Sinusite viral

Presente na maioria dos casos, ela pode ocorrer devido a um resfriado. Seus sintomas são leves, mas pode estar acompanhada de alguns sintomas de virose, como dor de garganta e conjuntivite. Normalmente ela pode aparecer com de corrimento nasal, geralmente transparente ou amarelado, espirros e obstrução do nariz.

Sinusite alérgica

Parecidos com os sintomas da sinusite viral, ela acontece em pessoas que tiveram uma crise recente de rinite alérgica. Possui sintomas comuns de uma crise de alergia, como espirros frequentes, vermelhidão nos olhos, e coceira no nariz e garganta. Ela costuma ser a mais difícil de tratar, já que é necessário identificar o que está causando a alergia. Nesse caso, é importante procurar um alergologista.

Sinusite bacteriana

Entre os tipos de sinusite, esse não é muito comum e ocorre em cerca de 2% dos casos da doença. Ela costuma apresentar febre acima de 38,5ºC, dor na face e secreção com aspecto de pus pelo nariz e garganta. Seus sintomas geralmente persistem por mais de dez dias.

Sinusite fúngica

O tipo fúngico geralmente aparece em pessoas que possuem uma sinusite persistente e seus sintomas se arrastam por bastante tempo. Nesse caso, geralmente há apenas dor em uma região específica da face.

A sinusite tem cura e seu tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista. Assim, não deixe de procurar um médico ao perceber os sintomas. Geralmente, ela é tratada com o uso de sprays nasais, analgésicos, corticóides orais ou antibióticos.

Você sabia que o Mamão possui propriedades que auxiliam no alívio de sintomas de sinusite? Leia mais clicando aqui e acabe de uma vez por todas com essas dores incômodas.

Com um convênio médico, você consegue agendar consultas com médicos especializados e fazer todos os exames necessários, sem investir um preço muito alto ou aguardar em longas filas. Aqui, você pode consultar os planos de saúde e fazer uma cotação de valores. Encontre algo que supra suas necessidades e o ajude a cuidar de sua saúde. Não deixe para última hora!

Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..