Perigos do excesso de sal na alimentação
|O excesso de sal pode causar ou agravar diversas doenças, confira nesse artigo informações sobre esse assunto.
O sal de cozinha está relacionado com o controle da quantidade de líquidos que circulam dentro e fora das células, ele também equilibra o ritmo cardíaco e a contração muscular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o limite de 5 gramas de sal por dia. Entretanto, é comum as pessoas extrapolarem esse limite. Dessa forma, é indispensável prestar atenção nas informações nutricionais de certos produtos industrializados. Além disso, conhecer outras alternativas de temperos é benéfico para a saúde.
Malefícios do excesso de sal
- Retenção de líquido: caso o nível de sódio (componente do sal de cozinha) fique alto no nosso organismo, os rins trabalham para eliminar esse excesso. Porém, se o consumo de sal for muito alto, este nível continua alto, assim causando a retenção.
- Pressão arterial alta: o sódio ativa o sistema nervoso simpático, causando vasoconstrição, assim há o aumento de líquido no sangue, colocando pressão sobre a parede das artérias.
- Osteoporose: o sódio diminui a densidade óssea, tornando-os frágeis. Ele também influencia na absorção de Cálcio, um nutriente importante na construção de ossos saudáveis.
- Câncer de estômago: uma em cada sete pessoas que apresentam esse tipo de câncer poderia ter evitado com uma dieta baseada na quantidade de sal diária recomendada.
- Insuficiência renal: o excesso de sódio sobrecarrega os rins. Prejudicando suas funções principais, podendo causar pedras nesse órgão.
- Dores de cabeça: os maiores consumidores de sal são os mais propensos a ter dor de cabeça.
- Inchaço no corpo: principalmente nos calcanhares, pernas, coxas e abdome.
- Envelhecimento: o excesso de sal deixa as células mais lentas, acelerando sua morte e causando o envelhecimento precoce.
Alimentos ricos em Sódio
- Pão
- Pizza
- Macarrão instantâneo
- Produtos embutidos
- Molho de soja
- Presunto
- Molhos prontos
Evitar o excesso de sal não significa bani-lo completamente da dieta. Essa pratica não seria saudável. O nosso corpo necessita de uma quantidade mínima de sódio para funcionar da melhor maneira. Porém, é importante estar atento as recomendações da Organização Mundial da saúde.