Obesidade Infantil: o que é, causas, tratamento e como prevenir
|A obesidade infantil é um dos problemas de saúde que vem ganhando cada vez mais destaque. Apesar de muitas pessoas não dê a devida atenção ao problema, os quilos a mais podem causar complicações física e emocionais que acompanham a criança até a fase adulta.
O que é obesidade infantil?
A obesidade é identificada quando o peso corporal está acima de 15% do peso médio correspondente para a idade. A condição está relacionada a hábitos alimentares, atividades físicas, fatores biológicos e pode levar a criança a problemas sociais, emocionais e graves de saúde.
Diversos fatores são capazes de desencadear a obesidade infantil, como hábitos alimentares, genética, sedentarismo, distúrbios psicológicos, entre outros. Nas crianças, a condição se desenvolve mais facilmente, por conta do organismo que ainda está em formação.
Causas
Geralmente, a obesidade se desenvolve por fatores nutricionais e/ou ambientes, mas também pode ser causa por outros fatores, como:
- Psicológicos: crianças com problemas emocionais, como ansiedade, podem comer compulsivamente, causando a obesidade;
- Medicamentos: alguns medicamentos, como aqueles que são á base de corticoides, podem causar este problema;
- Hormônios: doenças endócrinas podem se manifestas a partir do ganho de peso, esses casos correspondem a cerca de 10% do índice de obesidade infantil.
Qual o tratamento para obesidade infantil?
A obesidade infantil é reversível e a forma mais eficaz é através de reeducação alimentar simultaneamente com práticas de atividades físicas. O tratamento deve ser feito de forma progressiva e com orientação do médico pediatra ou nutricionista.
A perda de peso da criança deve ser um processo lento e constante, aplicando em sua dieta alimentos saudáveis e prática de exercícios para sair do sedentarismo no dia a dia. Em alguns casos raros, o médico pode recomendar um medicamento para ajudar a diminuir o apetite.
Como prevenir a obesidade infantil?
Para prevenir, deve-se começar já na gravidez, levando em considerações as questões genéticas e pré-natais. Após o nascimento, os pais devem oferecer um estilo de vida saudável á criança, evitando industrializados, optando por alimentos preparados em casa, com pouco açúcar e gordura, praticando atividades físicas e incentivando que a criança faça o mesmo.
É ideal que os pais:
- Agende visitas de acompanhamento anual para seus filhos;
- Evite usar alimentos como recompensa ou punição para as atitudes da criança;
- Enfatize o lado positivo da boa alimentação.