Rapaz acorda de morte cerebral: Família já tinha assinado permissão para doar órgãos
|Em meio a tantos casos que terminam de forma infeliz, alguns acabam parecendo verdadeiros milagres. Rapaz acorda de morte cerebral logo após sua família ter aceitado doar os órgãos. Parece mentira né? Mas isso realmente aconteceu, com um jovem chamado Trenton Mckinley. Entenda o caso.
Rapaz acorda de morte cerebral
Trenton de apenas 13 anos, sofreu um acidente que lhe rendeu sete fraturas cranianas. O jovem norte-americano estava na casa de um amigo, a cerca de dois meses trás e brincavam com um reboque e um buggy. Trenton conta que o buggy travou por algum motivo, provocando um capotamento. O jovem caiu no chão e o reboque caiu em cima de sua cabeça. Ele também explica que já não conseguia se lembrar de mais nada após isso.
O rapaz que acorda da morte cerebral, Trenton, foi levado para o centro médico da Universidade do Sul do Alabama. Com sete fraturas cranianas, o menino foi levado para um cirurgia de emergência. A mãe, Jennifer Reindl conta que apenas viu a maca e os pés de filho pendurados, Trenton esteve morto durante 15 minutos. Quando o medico retornou apenas disse a mãe que seu filho nunca seria normal de novo. Afirmaram que caso o ele sobrevivesse, seria um “vegetal”.
Como o menino acordou
Durante alguns dias depois do acidente, Trenton esteve em coma coma morte cerebral e dificuldades para respirar. Foi então que seus pais decidiram assinar os papeis para a doação que salvaria a vida de outras cinco crianças. Faltando um dia para o desligamento das maquinas que mantinham Trenton vivo, o jovem mostrou sinais de atividade e movimentos no cérebro. Logo depois começou a respirar sozinho , e quando acordou, já conseguia dizer frases completas.
Trenton acredita que esteve no céu
O jovem diz que acredita ter passado pelo céu durante a morte cerebral, Contou que andava em um campo aberto. Nunca ninguém achou que fosse possível uma recuperação dessas, apesar da perda de 22 kg e nervos e convulsões todos os dias. Trenton já passou por 3 cirurgias, mas ainda tem um caminho longo pela frente.
O que é morte cerebral
Também conhecida como morte encefálica, acontece quando não tem mais atividade cerebral nem elétrica, nem circulatória ou metabólica.
- Elétrica: Micro- impulsos entre um neurônio para outro.
- Circulatória ou Metabólica: Quando oxigênio, glicose e outros nutrientes são utilizados pelas células cerebrais.
Quando há a morte dessas atividades, é definido morte cerebral ainda que coração ou pulmões sejam mantidos por aparelhos ou medicamentos. Em alguns casos, a medula ainda pode realizar algumas funções, chamado de sistema nervoso autônomo. Ele funciona de forma inconsciente, por isso o corpo pode ter ainda alguns reflexos ou funcionamento de órgãos.
Como é determinada a morte cerebral
A suspeita de morte cerebral é iniciada quando o paciente entra em estado de como e não reage e nem percebe estímulos externos. Para diagnosticar de fato a morte cerebral, deve ser seguida, uma lista de critérios determinada pela Academia Brasileira de Neurologia. Primeiro, fatores que podem estar tornando atividade do cérebro imperceptível, devem ser eliminados:
- Hipotermia: Quando a temperatura do corpo esta abaixo de 34°C, a atividade cerebral é diminuída como forma de proteção.
- Distúrbios metabólicos: Algumas doenças podem reduzir a atividade cerebral também.
- Drogas sedativas: Analgésicos ou alguns tipos de sedativos.
Depois de eliminar as hipóteses, é realizado um exame clinico com os seguintes testes:
- Reflexo da pupila: Com uma lanterna, o médico vê se o paciente reage a luz.
- Reflexo da córnea: Encostando na corneá do paciente, é esperado que ele pisque ou reaja.
- Teste oculomotor: mantendo os olhos do paciente abertos, ele movimenta sua cabeça observando se há algum movimento dos olhos
- Teste calórico: É colocado no ouvido do paciente, uma pequena quantidade de soro fisiológico. É observado para ver se ele existe algum movimento ocular na direção deste estímulo.
- Estímulo doloroso: O médico bate na testa, articulação da mandíbula ou nas unhas do paciente para ver se existe reação a dor
- Reflexo de tosse: A traqueia é aspirada, para ver se o paciente tosse involuntariamente com esta ação
- Teste de apneia: O aparelho que mantém o paciente respirando é desativado por 10 minutos. Assim os especialistas medem alguns parâmetros para saber se ele está respirando sozinho.
Depois desses testes, ainda é realizado um dos seguintes exames:
- Eletroencefalograma: Avalia os impulsos elétricos do cérebro
- Doppler transcraniano: Observar a pulsão de sangue pelas artérias
- Arteriografia digital: Onde que mostra as artérias do cérebro.
Morte cerebral X Coma
O coma é quando acontece o rebaixamento da consciência. As vezes pode até acontecer de ser intercalado com períodos de despertar do paciente. Esse é o como superficial. O profundo, o paciente passa longos períodos com a consciência rebaixada, mas ainda assim há atividade cerebral e pode até perceber estímulos a suia volta. O coma pode evoluir para uma morte cerebral.
Causas comuns
As mortes cerebrais são geralmente evoluídas a partir do coma profundo. As situações mais comuns são:
- Traumatismos cranianos (que podem ser de acidentes)
- Tumores cerebrais
- Acidentes vasculares cerebrais (AVC)
- Infarto
- Infecções
- Coma alcoólico
- Hemorragia cerebral.
Doar órgãos
É comum relacionar doação de órgãos com morte cerebral. Isso porque, nesse quadro, apenas o cérebro é comprometido, então os outros órgãos geralmente estão bons para um transplante. Mas isso varia de paciente para paciente. Quando acontece um caso de morte encefálica, uma equipe especializada de transplantes avalia o histórico do paciente e realiza testes com os órgãos para ver se estão em condições para o transplante. Geralmente os órgãos doados são:
- Pulmões
- Rins
- Coração
- Fígado
- Córneas
- Pâncreas, entre outros.
Não esqueça que é muito importante ter o seu plano de saúde em dia, acidentes e imprevistos podem sim acontecer. Por isso, entre em contato com uma corretora de confiança, tire suas duvidas e contrate o seu plano de saúde com um corretor.