Saiba a diferença entre Tendinite e Bursite
|Tendinite e bursite são inflamações. Para saber mais confira esse artigo.
A tendinite é uma inflamação no tendão, final do músculo que faz o ligamento ao osso. Já a bursite trata-se de uma inflamação na bursa, pequena bolsa cheia de líquido que serve de “suporte” para determinadas estruturas. Essas inflamações podem ocorrer por diversos motivos como:
- Trauma direto (academia, por exemplo).
- Sobrecarga.
- Artrite reumatoide.
- Microtraumas, causados pelo esforço repetitivo do dia a dia.
- Desidratação no tendão, na bursa ou articulação.
Sintomas da Tendinite e Bursite
Ambos processos inflamatórios apresentam sintomas semelhantes, eles vão aparecendo aos poucos, podendo piorar com o passar do tempo, são eles:
- Dor na articulação.
- Dificuldade de realizar movimentos com a articulação afetada.
- Devido a inflamação, pode ocorrer inchaço, vermelhidão ou pequena elevação na temperatura da região em questão.
SAIBA MAIS: DORES MUSCULARES – SAIBA COMO ALIVIAR E EVITAR
Locais das inflamações
- Ombro: local mais comum de ocorrer bursite e tendinite.
- Cotovelo: mais comum a incidência em golfistas, tenistas e outros esportes que exigem a flexão repetitiva desse membro.
- Quadril: nessa parte do corpo a incidência é menor, podendo ocorrer em corredores de média e longa distância.
- Tornozelos e calcanhares: ele ocorre devido ao uso de sapatos errados ou movimentos repetidos nesses membros.
Diagnóstico e tratamento
Para o diagnóstico correto é necessário uma avaliação musculoesquelética com sinais de disfunção – restrição de movimentos. Além disso, ela precisa estar acompanhado de exames de imagem, teste funcional e avaliação local da lesão.
Em relação ao tratamento de tendinite e bursite, eles são semelhantes, podendo ser feito através de fisioterapia, anti-inflamatório e analgésico. Mas vale lembrar que o objetivo inicial do tratamento é diminuir a dor. Logo, o repouso articular também estará no contexto do tratamento, afastando-se de atividades que possam agravar a inflamação. Então, o uso de talas de plástico para imobilizar a área afetada e outras modalidades de terapia física ajudam na melhora de dores agudas relacionadas ao processo de inflamação. Dessa forma, existe a reabilitação física, que sobretudo está relacionada com a recuperação da amplitude dos movimentos e prevenção de novas inflamações.