Evite a sonolência após o almoço

Você é do tipo de pessoa que sofre com a sonolência após o almoço? Se a resposta for sim, te ajudaremos a combater esse mal. O primeiro passo é entender as causas que te levam a sentir essa sonolência.

Causas da sonolência após o almoço

A sonolência aparece pois a comida que você ingere no almoço desvia o sangue do cérebro para ajudar no processo de digestão do alimento. Nesse processo de digestão, o corpo libera um hormônio chamado melatonina, que é o mesmo hormônio que nos ajuda a adormecer de noite.

Dieta Pobre

Um fator que ajuda a causar sonolência após o almoço é uma dieta fraca em nutrientes, fator que pode ajudar a piorar a sonolência.

Mude seus hábitos alimentares para evitar a sonolência. Não pule refeições, como o café da manhã por exemplo, pois ele vai ditar a energia que você terá durante o dia todo. Dê preferência a alimentos  integrais, iogurtes e  naturais, como as frutas.

Não coma em fast food’s, pois a base desses alimentos são gorduras, sais, açúcar, conservantes e intensificadores de sabor, são ricos em calorias e pobres em nutrientes.

Dê preferencia por grãos integrais, evite doces, massas, pois esses alimentos possuem muita farinha e açúcar, induzindo assim a sonolência. Invés de escolher comida processada, prefira vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Horas de sono

A quantidade de horas dormidas durante a noite, também é um fator denominante que ajudam na sonolência. Os adultos precisam dormir aproximadamente de 7 a 8 horas por noite, para ter um desempenho melhor. Regule o horário que você irá dormir, assim você dormirá a quantidade de horas necessárias.

Bebidas alcoólicas

Evite comer enquanto ingere qualquer tipo de bebidas, principalmente as alcoólicas. Embora aparentam ser uma boa opção após um dia estressante, o álcool é sedativo e capaz de te deixar com o corpo cansado o dia todo.

Cafeína

Reduza a ingestão de café após o almoço, pois embora seja famoso por aumentar a energia, após passar o efeito a pessoa tende a ingerir mais doses. Essa necessidade de ingerir cafeína pode indicar que você esteja criando uma dependência dela.

Reeducação alimentar

Coma uma quantidade menor de alimentos, mais vezes ao dia. Afinal, quando você come demais durante uma refeição, fica com uma sensação de cansaço. Ao invés de comer muito no almoço, coma pequenos lanches durante a manhã e a tarde, assim você irá ingerir todas as calorias necessárias para seu dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas.

Procure um especialista

Se você perceber que está sofrendo com uma sonolência excessiva após o almoço, a indicação é procurar um médico. Existem alguns fatores genéticos que podem causar a sonolência, como por exemplo a deficiência de ferro ou de outros nutrientes, diabetes ou resistência a insulina, hipoglicemia ou outros fatores.

Ter um plano de saúde fará toda a diferença caso seja necessário fazer algum tipo de tratamento.

Ainda não tem plano de saúde? Clique AQUI e simule o seu agora mesmo!pre

Faça uma simulação de Plano de Saúde Online

Encontre o melhor plano de saúde para você, sua família ou sua empresa.

    Informações necessárias
    Informações adicionais

    Gostaria de receber nosso boletim informativo?

    Copyright © 2017 | Desenvolvido por INAWEB DIGITAL. Site do Grupo Valor de Planos de Saúde..