Dicas de bons hábitos alimentares
|Já é popularmente conhecido que a nossa alimentação contribui para a nossa qualidade de vida. Aprenda um pouco mais sobre o assunto nesse artigo, agregando dicas de bons hábitos alimentares.
Uma vida que foge desses padrões, provoca diversos problemas de saúde como estresse, cansaço, diabetes, anemia, obesidade, entre outros problemas. Logo, é importante que alimentação saudável seja um hábito em nossa vida.
Pirâmide Alimentar
Trata-se de um gráfico que esquematiza os alimentos segundo seus nutrientes e quantidades.
Alimentos energéticos
Eles estão na base da pirâmide, por exemplo, pão, batata, arroz. Devem estar presentes em todas as refeições.
Alimentos reguladores
Aqui estão frutas, verduras e legumes, sendo o ideal 3 porções diárias de cada item.
Alimentos construtores
Caracterizado pelo leite, iogurte, ovos, carne. O recomendado é consumir de 3 porções de leite e derivados e 1 porção dos demais alimentos.
Alimentos energéticos
Esses devem ser consumidos com moderação. Trata-se de óleos, doces e gorduras.
A importância de bons hábitos alimentares na infância
Nessa fase, a alimentação saudável vai contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico, prevenindo obesidade e desnutrição. Logo, alimentos energético, como peixes, batata doce, cenoura, frango são uma boa opção. Já alimentos construtores como ovo, leite, carne vermelha são essenciais para construção de unhas, cabelo, músculos. E em relação aos alimentos reguladores, como maçã, banana, alface, vão ajudar na prevenção de diversas doenças e no bom funcionamento do intestino.
A importância de bons hábitos alimentares na adolescência
Na adolescência é quando acontecem diversas mudanças em nosso corpo. Logo, aumenta a necessidade de vitaminas e nutrientes. Dessa forma, o nutriente mais importante é o zinco, uma vez que está diretamente ligado a maturação sexual e equilíbrio hormonal. Tal nutriente, é encontrado em pão integral, cereais e carne vermelha. Além disso, o cálcio também é muito importante nessa fase, pois ajuda no fortalecimento ósseo. Ele é encontrado nos derivados do leite, como iogurte e queijo.
A importância de bons hábitos alimentares na vida adulta
Nesta fase inicia-se o processo de envelhecimento. E a saúde será um reflexo de como foi a alimentação nos anos anteriores. Aqui as boas escolhas alimentares estão diretamente ligadas a manutenção do peso ideal. Para assim, reduzir os ricos de doenças crônicas, ou seja, assegurando boa imunidade e energia abundante.
Outro ponto importante para uma alimentação saudável é a ingestão de fibras. Elas não são digeridas pelo organismo, mas auxiliam no bom funcionamento do intestino.
O tipo de preparo dos alimentos também está nesse contexto, pois frituras aumentam o risco de câncer no estômago. Então, alimentos assados ou cozidos são alternativas mais saudáveis.
A nossa alimentação é algo importante e exige atenção, boas práticas alimentares agregam no nosso cotidiano, garantindo qualidade de vida uma boa saúde.